Ação Saúde

agosto 19, 2008

CONHECIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM SOBRE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS

Filed under: Equipe de enfermagem — marciaheloisa @ 1:03 pm
Tags: , ,

RESUMO

O propósito deste estudo foi verificar o conhecimento da equipe de enfermagem sobre suas atribuições legais segundo LEPE – Lei do Exercício Profissional n° 7.498/86 e Decreto n° 94.406/87, em unidades de saúde do município de Palmitos – SC, no período de março a junho de 2008. O município de Palmitos local deste estudo conta, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2007), com 16.061 habitantes. A Secretaria de Saúde tem 5.208 famílias cadastradas perfazendo 16.061 pessoas acompanhadas pelas equipes da estratégia da saúde da família (ESFs). O município disponibiliza de 5 unidades básicas de saúde. O método utilizado foi à aplicação de um questionário semi-estruturado relacionado ao assunto investigado. Os dados foram coletados individualmente no próprio ambiente de trabalho da equipe, sendo que os participantes permaneceram em anonimato, e livres para participarem ou não do estudo. O instrumento de pesquisa era composto por 35 (trinta e cinco) atribuições da equipe de enfermagem, conforme previsto LEPE. O questionário foi respondido por 17 (dezessete), ou seja, 100% da equipe de profissionais entre eles auxiliares, técnicos de enfermagem e enfermeiros. Os resultados da pesquisa sugerem que a equipe de enfermagem tem de ser constantemente lembrada e/ou relembrada de suas atribuições individuais, salienta-se isto, pois da totalidade das perguntas/atribuições 48% foram respondidas incorretamente. Entende-se que o conhecimento de suas competências faz com que a equipe tenha uma maior familiarização a respeito das suas atribuições, diminuindo divergências e riscos profissionais, proporcionando a população um atendimento qualificado e efetivo, garantindo a legalidade das ações aos profissionais da equipe.

PALAVRAS-CHAVE: Equipe de Enfermagem. Exercício Profissional. Conhecimento.

Resumo do trabalho de conclusão do curso de enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Cedido pelas enfermeiras Cristiane Vivian Stolarski e Veridiana Teston. Orientadora: Msc. Marta Kolhs.

About these ads

2 Comentários »

  1. Fiquei muito feliz ao ver o estudo, pois entendo que devemos divulgar os estudos que realizamos,
    especialmente este pois, espero que sirva de alerta a aos profissionais da area de enfermagem.
    Parabens!!!!
    Marta

    Comentário por Marta Kolhs — agosto 20, 2008 @ 1:41 am | Resposta

  2. Gurias! Parabéns pelo estudo. O negócio agora é divulgar. Para que esses 48% de respostas incoerentes, sirva de alerta para a nossa classe (enfermeiros). E para que os técnicos de enfermagem, também se alertem sobre suas atribuições. Assim, acredito, que a nossa profissão consequentemente se tornará humanizada. Sem ninguém interferir no papel do outro e nem pegar pra sí a responsabilidade de outros em uma equipe.

    Abraços fraternos.

    Comentário por Pâmela — agosto 22, 2008 @ 4:28 am | Resposta


Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O tema Rubric. Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: