Ação Saúde

junho 20, 2008

RISCOS OCUPACIONAIS DOS TRABALHADORES DE ENFERMAGEM NO AMBIENTE HOSPITALAR: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO

Resumo:

Os trabalhadores de enfermagem na execução de suas atividades laborais diárias encontram-se expostos á diversos riscos ocupacionais, estes por sua vez são os grandes fatores predisponentes a causarem doenças e acidentes de trabalho. Durante muito tempo, em decorrência da maneira fragmentada de ver o mundo, conivente/conveniente ao desenvolvimento da sociedade capitalista, procurou-se atribuir ao trabalhador a responsabilidade por sua saúde. O objetivo deste trabalho foi identificar quais os riscos ocupacionais a que estiveram expostos os trabalhadores de enfermagem no ambiente hospitalar no período de 1998 a 2008. Este trabalho apresenta-se como uma pesquisa bibliográfica realizada por meio de consulta na base de dados da biblioteca virtual LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), além de periódicos, livros e outras publicações eletrônicas de respaldo em território nacional. Inicialmente, foi realizada a leitura dos resumos para identificar a pertinência ao objeto estudado, e posteriormente, buscaram-se artigos os quais foram analisados seguindo o roteiro: informações acerca da origem do artigo; ano de publicação; local onde a pesquisa foi realizada; população estudada- profissionais de enfermagem; riscos ocupacionais identificados no ambiente hospitalar. O tema do trabalho é saúde dos trabalhadores da enfermagem no ambiente hospitalar. Os resultados encontrados evidenciaram que mesmo com todo o conhecimento e informação disponível a respeito dos riscos ocupacionais e das formas de preveni-los, infelizmente ainda são elevados os números de acidentes e doenças ocasionados pelos riscos do trabalho.

PALAVRAS – CHAVE: Riscos Ocupacionais, Acidentes de Trabalho, Doenças Ocupacionais e Enfermagem.

Trabalho de conclusão do curso de enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Acadêmicas de enfermagem Márcia Heloisa Schaefer e Andréia Bertochi. Orientadora: Eliana Buss.

*Caso alguém tiver interesse para publicação e/ou trabalho na íntegra, estou a disponibilização. Márcia

133 Comentários »

  1. Olá Márcia, faço parte da equipa editorial, a nível internacional, de uma Revista de Enfermagem On-Line – REOUL:http://www.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/enfermagem/index
    Gostava de ver o seu trabalho, que me parece extremamente interessante, publicado nesta Revista.
    Para isso tem que se cadastrar na referida revista e seguir as indicações que lá se encontram.
    Obrigada pela visita a um dos blogs que administro:Enferm@gem Pedi@tric@.
    Boa Sorte e não deixe de publicar o seu trabalho!
    Um beijinho, RS.

    Comentário por enfermped — junho 21, 2008 @ 9:34 am | Responder

  2. Márcia,

    Gostei do teu site.

    Tu tem preferência só por trabalhos da área ocupacional?

    bj

    Comentário por Pâmela — julho 16, 2008 @ 3:33 am | Responder

  3. Parabens pelo trbalho meninas..
    e parabens Marcia pela inicciativa do blog
    um recurso a mais para estarmos trocando ideias e experiencias

    beijus e sucesso a vcs duas
    Cris Walker

    Comentário por Crtistine — agosto 7, 2008 @ 9:28 pm | Responder

  4. Olá, gostaria de ler seu trabalho na íntegra, estou cursando enfermagem do trabalho e preciso de referências para escrever monografia…seu trabalho tem tudo haver com meu tema…por favor me mande…abraços!! Kenny

    Comentário por Kenny — agosto 10, 2008 @ 6:45 pm | Responder

  5. Oi, achei seu trabalho interessante. Curso Enfermagem do Trabalho e gostaria de ler mais sobre esse tema. Se possível, envie o trabalho na íntegra. Grata.

    Comentário por Juliana — novembro 8, 2008 @ 7:58 pm | Responder

  6. Boa tarde,Márcia gostaria de receber seu trabalho pois, estou começando a desenvolver meu trabalho de conclusão de curso com o tema Doença ocupacional na enfermagem e gostaria de me atualizar com seus dados.

    Desde já obrigada,

    Graduanda de Enfermagem pela Universidade Paulista UNIP-SANTOS SP.

    Comentário por Josie T C Sousa — janeiro 13, 2009 @ 5:32 pm | Responder

  7. gostaria de ler na integra o trabalho de voces pois estou escrevendo minha monografia de final de curso pos em enfermagem do trabalho sobre estresse na enfermagem obrigada sucesso a todas

    Comentário por claudia gomes — janeiro 19, 2009 @ 8:01 am | Responder

  8. [...] RISCOS OCUPACIONAIS DOS TRABALHADORES DE ENFERMAGEM NO AMBIENTE … [...]

    Pingback por Itaquera » Curso de enfermagem — janeiro 28, 2009 @ 3:04 pm | Responder

  9. Cara Márcia,

    Estou realizando um levantamento bibliográfico na área da saúde do trabalhador, cujo tema é risco ocupacional. Estou concluindo uma pós-graduação em Enfermagem do Trabalho e gostaria de saber se poderia ter acesso ao seu estudo para enriquecer ainda mais pesquisas nesse campo. Gostaria de saber também se seu trabalho foi publicado em alguma revista ou em alguma base de dados.

    Grata pela atenção.
    Cordialmente,

    Tatiana C. Macêdo

    Comentário por Tatiana Coutinho Macêdo — fevereiro 18, 2009 @ 1:19 pm | Responder

    • Márcia gostaria se possível que vc me enviasse seu trabalho na íntegra, pois estou cursando enfermagem do trabalho e o assunto da minha monografia é sobre a doença ocupacional na equipe de enfermagem, então gostaria de ter mais dados através do seu trabalho.
      Obrigada!

      Comentário por Thais — janeiro 28, 2010 @ 10:58 pm | Responder

  10. Boa noite! Gostei muito de seu resumo e tenho um trabaho para fazer com seu tema gostaria muito de ler o seu para ter algumas ideias e complementar o meu.
    Muito obrigada!!!

    Michele Cristina.

    Comentário por Michele — fevereiro 19, 2009 @ 12:07 am | Responder

  11. Olá Marcia, gostaria de receber seu trabalho sou graduada em enfermagem e faço pós-graduação em enfermagem do trabalho.
    Muito interessante seu tema. Parabéns e sucesso
    Aguardo resposta, beijos

    Comentário por Suelen — março 9, 2009 @ 10:54 pm | Responder

    • oi! estou precisando de ajuda para terminar um projeto,cujo,o qual estou falando da qualidade de vida do trabalhador da saude. Agradeço desde já

      Comentário por marcia cristina menezes da paz — junho 15, 2009 @ 2:59 pm | Responder

  12. oi marcia.
    gostaria de ler seu trabalho,pois estou preparando uma monografia sobre doenças ocupacionais e arquitetura hospitalar.
    abraços.delma

    Comentário por delma — março 20, 2009 @ 11:32 pm | Responder

  13. gosto muito da área do trabalho. Estou especializando nessa área. Gostaria muito de ler seu trabalho.

    Comentário por camila — março 30, 2009 @ 3:30 pm | Responder

  14. Boa tarde Suzy,

    Gostei muito do assunto abordado em seu trabalho, gostaria de o ler na íntegra. Sou graduando do ultimo ano de enfermagem e estou realizando meu tcc que aborda assunto semelhante e gostaria muito de te-lo como referencia.
    Estaei no aguardo de um retorno,

    Grata

    Suzy Elaine

    Comentário por Suzy Elaine — abril 2, 2009 @ 4:17 pm | Responder

  15. olá marcia tudo bem? gostei de seu resumo estou iniciando minha monografia,em enfermagem do trabalho, o tema tbm é semelhante ao do seu, se vc puder me mandar adoraria refernciar seu trabalho, sucesso um grande abraço.

    Comentário por eliane szczerbowsli cardoso — abril 3, 2009 @ 5:54 pm | Responder

  16. OLá Marcia!!!Achei bem interessante o seu resumo e estou fazendo um artigo com o tema bem semelhante gostaria se possivél é claro vc me disponibilizasse seu material, sucessso na sua caminhada…

    Comentário por Andresa Teixeira — abril 6, 2009 @ 2:49 pm | Responder

  17. Olá, Marcia… gostaria de ler seu trabalho na integra pois estou elaborando minha monografia para obter titulo de bacharel em enfermagem sobre este tema.Agradeço se puder disponibiliza-lo…muito sucesso!!!

    Comentário por Franciele — abril 20, 2009 @ 5:49 pm | Responder

  18. oi, gostaria de ver seu trabalho na integra, sou finalista do curso de enfermagem e gostaria de pesquisar sobre o assunto, obrigada!

    Comentário por luciana — abril 21, 2009 @ 1:19 am | Responder

  19. Olá Márcia! Parabéns pela abordagem brilhante do tema.Gostaria de ter acesso na íntegra do trabalho, pois estou trabalhando na minha monografia sobre Ergonomia e ficaria muito feliz por ter a contribuição de vocês no meu trabalho de conclusão, estou ancioso para ter acesso ao texto completo e ficaria feliz por poder usar esse texto como refência. grato e certo da colaboração. fico no aguardo,
    Bartolomeu Júnior

    Comentário por Bartolomeu Junior — abril 24, 2009 @ 1:08 am | Responder

  20. ADOREI SEU SIT E GOSTARIA DE PUBLICAR UMA MONO GRAFIA QUE FIZ EM SAUDE PÚBLICA SOBRE ALEITAMENTO MATERNO

    Comentário por LAVINIA — maio 3, 2009 @ 6:46 pm | Responder

  21. Ola Márcia!Gostei do seu resumo,muito interessante. Goataria de ver o texto na íntegra,pois estou elaborando minha monografia sobre este tema. Agradeço… sucesso.

    Comentário por Nayra juliana — maio 16, 2009 @ 8:56 pm | Responder

  22. Nayra quando receber o email me confirma, pois seu email estava errado.
    Boa leitura!!

    Atenciosamente
    Márcia

    Comentário por marciaheloisa — maio 18, 2009 @ 1:29 am | Responder

  23. Sou graduada em Enfermagem estou fazendo pos em enfermagem do trabalho e gostaria de ter acesso ao seu trabalho, se vc pudesse me enviar ia ficar muito grata.

    Aguardo resposta.
    bjs

    Comentário por Milângela — maio 23, 2009 @ 4:52 pm | Responder

  24. Olá,Márcia,sou estudante de enfermagem e estou fazendo um trabalho justamente sobre este tema,,,é mais uma montagem ,,,,gostaria se possível de ter o seu trabalho como um ponto de apoio para o meu conhecimento,,e ajuda neste trabalho….mande para mim.Desde já muito obrigada

    Comentário por karinna gonçalves — junho 15, 2009 @ 1:40 pm | Responder

    • Olá!!estou fazendo um trabalho sobre Classificação e Notificação das Doenças Trabalhistas e achei muito interessante o seu trabalho, estou cursando o 3 semestre de enfermagem, e gostaria de ver seu trabalho para ter uma idéia, ( estou com uma certa urgência)… desde já obrigada.

      Comentário por Mirele — abril 25, 2010 @ 2:29 pm | Responder

  25. Olá…

    Meu nome é Ana Paula e achei sua monografia interessante…você poderia manda-la para mim em meu e-mail.
    Sou enfermeira

    Atenciosamente

    Comentário por Ana Paula Scalabrini Borsato — junho 17, 2009 @ 6:56 pm | Responder

  26. Oi Marcia li o resumo de seu trabalho e gostaria que se possivel vc me envie, pelo pouco que li me interessei e sei o quanto ele vai me ajudar a nortear minha monografia. obrigada. andrea

    Comentário por andrea — junho 24, 2009 @ 11:38 pm | Responder

  27. OLÁ MARCIA GOSTEI MUITO DO SEU TRABALHO E GOSTARIA SE POSSIVEL VC ME ENVIE PARA ME AJUDAR A NORTEAR MINHA MONOGRAFIA

    Comentário por mari — julho 7, 2009 @ 11:07 am | Responder

  28. Gostaria de receber este trabalho na íntegra, o que vai me ajudar bastante como fonte bibliográfica no meu mestrado.
    Atenciosamente,
    Everaldo

    Comentário por Everaldo José da Silva — julho 7, 2009 @ 4:43 pm | Responder

  29. Olá Márcia! Gostaria muito de receber seu trabalho na íntegra, pois estou no último ano de Enfermagem na cidade de Bauru-SP e estou desenvolvendo minha monografia nesta área. Obrigada (e-mail: fermalaguti@yahoo.com.br )

    Comentário por Fernanda — julho 22, 2009 @ 11:06 pm | Responder

  30. Olá Marcia!! Achei muito interessante seu resumo. Gostaria mutio ter acesso ao seu trabalho, pois sou enfermeira do trabalho e gostaria de ler a pesquisa que vc realizou. abraço.

    Comentário por Elaine pereira — julho 24, 2009 @ 4:50 pm | Responder

  31. Márcia,

    Sou Enfermeira em Belém-PA e estou cursando pós-graduação em Enfermagem do Trabalho. Trabalho em um CME em um hospital público de urgência e emergência e gostaria de desenvolver a minha monografia sobre os riscos ocupacionais à saúde dos trabalhadores no CME.
    Se você tiver algum material sobre o assunto ficaria muito grata.

    Um abraço,
    Elcyana.

    Comentário por Elcyana — agosto 3, 2009 @ 1:26 pm | Responder

  32. OI MARCIA NOME MONENTOEM QUE LI OS COMOENTÁRIO PUDE PERCEBER QUE AS NOVAS TENDENCIA E MOTIVAÇÃO NO CAMPO DE ENFERMAGEM ESTA CRESCENDO; É UMA PENA QUE NÃO ESTA BEM DEFINIDO DENTRO ALGUMAS EMPRESAS.
    FALO POR ESPERIENCIAS PROPRIA POS DESENVOLVO ATIVIDADES TEMPORÁRIAS DE ENFERMAGEM DO TRABALHO EM UMA EMPRESA DE GRANDE PORTE;E OS MENBROS DESTA INSTITUIÇÃO TENTA ME TRATAR COMO ADMINISTRATIVA EU SEI MUITO BEM QUE A CULPA PODE SER NOSSA POS, TEM PROFISSIONAL QUE PARA GARANTIR O EMPREGO PERMITE E ACEITA DETEMINADAS SITUAÇÕES.NO ENTANTO O CAMPO É PROMISSOR E DEVE ALMENTAR AS POSSIBILIDADE PARABENS E BOA SORTE NO CAMINHO QUE VOCE ESCOLHEU.

    Comentário por MARIA AUXILIADORA N FERREIRA — agosto 6, 2009 @ 2:51 pm | Responder

  33. Olá Márcia,

    Ando há algum tempo a procurar informação sobre esta área, uma vez que estou com intenção de fazer uma avaliação de riscos neste ambiente ocupacional, no âmbito de um mestrado em Ambiente, Saúde e Segurança. Achei muito interessante o seu estudo e se me puder enviar o trabalho que realizou iria certamente ser uma grande ajuda-guia para mim.

    Muito obrigado e parabéns pelo trabalho e iniciativa de o partilhar.

    beijinhos

    Comentário por Paula Santana — agosto 10, 2009 @ 5:09 am | Responder

  34. olá, Marcia, li o seu resumo e achei ótimo, gostaria que vc me enviase ma integra pois estou pesquisando assuntos interressantes como o seu para a minha monografia pois vc me enviando com certeza vai me ajudar muito.
    Obrigado.
    Dalva.

    Comentário por Dalva de Oliveira — agosto 19, 2009 @ 11:40 pm | Responder

  35. olá sou academica de psicologia e e vou publicar um artigo referente aos riscos ocupacionais em profissionais da area de enfergagem…
    e gostaria de utilizar sua monografia… poderia me enviar?
    desde ja agradeço!!!

    Comentário por Camilla Radel — agosto 21, 2009 @ 12:52 am | Responder

  36. Olá, estou fazendo minha monografia sobre a NR32,caso tenha alguma material mim manda por favor, ficarei muita grata. Sou estudante de enfermagem.
    Obrigada.

    Comentário por Selma Morais — agosto 25, 2009 @ 6:36 pm | Responder

  37. Olá! gostei muito,bem elaborado e esclarecido, porém queria sua ajuda em minha pré-monografia,ou seja,um projeto. Sobre Risco Ocupacional. POderia me dá algumas dicas ?
    obrigado ….

    Comentário por Morenno — agosto 25, 2009 @ 7:49 pm | Responder

  38. olá, Marcia, li o seu resumo e achei excelente e de grande relevância para enfermagem do trabalho, gostaria que vc o enviasse na íntegra, pois estou pesquisando assuntos interressantes como o seu para a monografia de conclusao de curso de enfermagem. Serei muita grata e desde ja agradeco!!! Obrigada e sucesso sempre!

    Comentário por Roberta — agosto 29, 2009 @ 11:10 am | Responder

  39. Boa tarde Marcia, estou no curso de enfermagem e gostaria muito de ler este trabalho. Você pode fazer a gentileza de me enviar por e-mail ?
    Obrigada !!!

    Comentário por Raquel Leticia — agosto 29, 2009 @ 3:51 pm | Responder

  40. RAQUEL

    Enviei o tcc por email, porém voltou, acredito que tenhas colocado o email errado.
    Aguardo nova mensagem.

    Att,
    Enfª Márcia Heloisa

    Comentário por marciaheloisa — agosto 30, 2009 @ 10:42 pm | Responder

  41. oi sou estudante de enfermagem da ufac-AC e goetaria de ler seu trabalho.

    Comentário por natilene — setembro 1, 2009 @ 2:54 pm | Responder

  42. Gostaria de ter acesso ao artigo na íntegra. Pode me enviar por email?
    Obrigada

    Comentário por Camila — setembro 14, 2009 @ 7:58 pm | Responder

  43. Boa noite sou estudande de enfermagem li o resumo do seu trabalho pois estou desenvolvendo meu TCC voltado para acidentes ocupacionais gostaria de receber o seu trabalho completo.

    Att
    CInthya

    Comentário por Cinthya — setembro 21, 2009 @ 12:13 am | Responder

  44. Olá Marcia!

    Gostaria de ler ser trabalho na integra.Curso o 8ºde enfermagem e o o meu TCC e sobres o Orientação e prevenção a equipe de enfermagem contra acidentes com materias biológicos e doenças infecciosas.
    O seu trabalho vai é bastante interessante e ai ampliar meus conhecimento, é possível fazer a gentileza de envia-lo para mim.Se tiver outros materias referentes ao tema também agradeço
    Obrigada
    Obrigada

    Comentário por Sheila (BH) — setembro 21, 2009 @ 2:42 am | Responder

  45. Gostaria de obter sua monografia, pois estou querendo fazer minha monografia tbém com esse tema. Agradeço.

    Comentário por elis regina — setembro 22, 2009 @ 10:46 pm | Responder

  46. Olá Márcia, tudo bem?
    Estou cursando Enfermagem do Trabalho, tenho que fazer monografia com pesquisa de campo e pensei no mesmo tema que o seu, será que pode me ajudar, pois estou perdida…rs
    Aguardo resposta…
    Grata.

    Comentário por Liana — setembro 23, 2009 @ 7:33 pm | Responder

  47. Olá pessoal,gostaria de receber sua monografia, creio que será de grande proveito para mim.
    Estou cursando o 8º semestre de enfermagem, e estou colhendo materiais,para o meu TCC E ACREDITO QUE O SEU TRABALHO IRÁ ME AJUDAR.
    Espero contar com sua ajuda.

    Comentário por Raquel — outubro 5, 2009 @ 9:49 pm | Responder

  48. Olá.
    Gostaria de receber seu trabalho.
    Sou acadêmica do 8ºsemestre do curso de enfermagem e estou colhendo materiais, para o TCC.

    Comentário por Raquel — outubro 5, 2009 @ 9:53 pm | Responder

  49. Olá

    Gostaria muito de ler seu trabalho na íntegra… vc pode me enviar???? a tese ou artigo caso vc tenha publicado em revista da área.

    abraço

    Rosângela

    Comentário por Rosângela — outubro 13, 2009 @ 9:37 pm | Responder

  50. Olá Márcia,
    gostaria de ler seu trabalho na íntegra. Sou professor de saúde do trabalhador na graduação em enfermagem e pós graduação em enfermagem do trabalho.
    Obrigado.
    Raphael

    Comentário por Raphael — outubro 14, 2009 @ 8:24 pm | Responder

  51. ei Marcia estou fazendo uma pesquisa bibliografica soge LER/DORT vc pode me ajudar comof azer uma pesquisa bibliografica?

    Comentário por M. Caires — outubro 21, 2009 @ 1:34 am | Responder

  52. Olá marcia.

    Sou Eng Ambiental e estou concluindo o curso de engenharia de segurança do trabalho, e gostaria de desenvolver minha monografia sobre os riscos que estao expostos os prof da saude de um determinado setor num hospital de Curitiba.
    Terias alguma bibliografia para indicar?
    Abraço
    Att,
    Lucianna

    Comentário por Lucianna — outubro 21, 2009 @ 11:10 pm | Responder

  53. Olá Márcia.

    Estou fazendo pós em enfermagem do trabalho e gostaria de ler sua monografia sobre riscos ocupacionais se puder mande seria uma ajuda quia pelo meu emailBeijos jucélia

    Comentário por jucelia Moreira — outubro 27, 2009 @ 11:55 pm | Responder

  54. Boa tarde, sou uma aluna de enfermagem e gostava de ter acesso ao trabalho para auxilio num trabalho da disciplina de saude ocupacional, pode mandar-me para o meu email? Sofia.moura13@gmail.com

    Bjinhos

    Comentário por Sofia Moura — novembro 23, 2009 @ 10:41 am | Responder

  55. Olá Márcia!

    sou concluinte do curso de enfermagem da udesc, gostaria de publicar o meu trabalho de conclusão de curso no site.Como faço?

    Aguardo
    Obrigada

    Comentário por Bruna — dezembro 27, 2009 @ 1:20 pm | Responder

  56. Olá Márcia!

    sou concluinte do curso de enfermagem da udesc e gostaria de publicar o meu trabalho de conclusão de curso no site. Como faço?

    aguardo

    obrigada

    Comentário por Bruna — dezembro 27, 2009 @ 1:24 pm | Responder

  57. Ola Enfª Marcia… Sou portuguesa e gostaria de ver o seu trabalho… Pois tenho interesse no tema e nao encontro muita bibliografia sobre este tema… Obrigada

    Comentário por Angela Oliveira — janeiro 4, 2010 @ 6:03 pm | Responder

  58. Boa tarde Marcia, estou no curso de enfermagem e gostaria muito de ler este trabalho. Você pode fazer a gentileza de me enviar por e-mail ?
    Obrigada !!!

    Comentário por cynthia — janeiro 4, 2010 @ 8:05 pm | Responder

  59. Olá marcia! Faço pos-graduaçaõ em enfermagem do trabalho e no momento estou fazendo um projeto sobre riscos ocupacionais. Adorei seu trabalho e gostaria que vc me enviasse ele para enriquecer minha pesquisa.
    grata,lisyanne

    Comentário por lisyanne pinheiro costa silva — janeiro 13, 2010 @ 1:29 am | Responder

  60. oi! Marcia,estou a procura de informações nesta áreia para conclusão do curso de segurança no trabalho.
    li o seu resumo e min interesei.
    Gostaria de ler seu trabalho na integra.

    Comentário por Adeilze Santana Lopes — janeiro 23, 2010 @ 4:15 pm | Responder

  61. Olá, gostaria muito de que me enviasse o seu trabalho na íntegra, pois a minha monografia é baseada nesse tema e iria me ajudar bastante a ter referência sobre esse assuntoo.
    Grata.
    Aguardo uma resposta.

    Comentário por bruna — fevereiro 4, 2010 @ 11:00 pm | Responder

  62. olá Márcia!! estou fazendo um trabalho de conclução da pós graduação e o meu assunto é sobre ergonomia, estou fazendo pesquisa bibliográfica e através de artigos científicos… entrei no site q vc pesquisou e não estou conseguindo usar … será q vc pode me ajudar??
    desde já! obrigada!
    aguardo resposta!

    Comentário por milena cristina — fevereiro 20, 2010 @ 9:19 pm | Responder

  63. Olá, gostaria muito de que me enviasse o seu trabalho na íntegra, pois oriento uma monografia é baseada nesse tema mas comenfoque em centro cirurgico e aqui na nossa regiao nao encontramos nenhum trabalho com esse seu tema que é bastante interessante e iria me ajudar bastante a ter referência sobre esse assuntoo.
    Grata.
    Aguardo uma resposta.

    Comentário por Ivone Borges — fevereiro 22, 2010 @ 10:02 pm | Responder

  64. Olá, gostei muito do seu trabalho, estou cursando pós em enfermagem do trabalho e gostaria de ter o seu trabalho na íntegra. Desde já agradeço, pois iria me ajudar bastante.

    Comentário por Maria Zilene — fevereiro 25, 2010 @ 1:02 pm | Responder

  65. olá, Marcia, li o seu resumo e achei ótimo, gostaria que vc me enviase ma integra, pois trabalho com segurança do trabalho na area da saude, hospitais,secretaria de saude de prefeituras entre outros, o meu trabalho e para entra com recurso no ministerio do trabalho e emprego, falando sobre a deficiencias da norma, perente ao trabalhador da area da saude.
    desde ja agradeço.
    goiania-GO 25/02/2010.

    Comentário por joão vieira — fevereiro 25, 2010 @ 4:02 pm | Responder

  66. adorei o texto.. pode me mandar o trabalho?? shirleifaria@bol.com.br

    Comentário por Shirlei — fevereiro 26, 2010 @ 1:56 pm | Responder

  67. Olá,gostei muito do seu trabalho.Poderia envia-lo na íntegra?Desde já agradeço!

    Comentário por cintia — março 8, 2010 @ 6:11 am | Responder

  68. Olá,gostei muito do seu trabalho.Poderia envia-lo na íntegra? Desde já agradeço!

    Comentário por gizelle ferraz — março 9, 2010 @ 2:03 pm | Responder

  69. Olá tudo bem??
    Gostaria que vc me mandace seu trabalho
    preciso fazer um projeto final com um tema tipo esse do seu trabalho…
    Se tive como me manda te agradeço…
    Obrigado

    Comentário por Franciane — março 9, 2010 @ 4:37 pm | Responder

  70. boa noite, estou fazendo um projeto sobre esse tema se puder me enviar sua monografia p me ajudar,como subsidio me ajudara muito.aguardo resposta

    Comentário por andrea moraes — março 12, 2010 @ 10:25 pm | Responder

  71. Bom dia, meu TCC é sobre a atução da Enfermagem na saúde do trabalhador, e gostaria se vc pudesse me mandar algum material po email. Desde já obrigado!!

    Comentário por Lilian Oliveira — março 17, 2010 @ 3:59 pm | Responder

  72. 68.Bom dia, meu TCC é sobre a atução da Enfermagem na saúde do trabalhador, e gostaria se vc pudesse me mandar algum material por email. Desde já obrigado!!
    email: lirrinha@yahoo.com.br

    Comentário por Lilian Oliveira — março 17, 2010 @ 4:02 pm | Responder

  73. Olá Márcia, adoraria receber este artigo (Riscos Ocupacionais dos trabalhadores de enfermagem no ambiente hospitalar) para fazer um trabalho urgente. Se possivel envie por e-mail para mim.

    Desde ja agradeço a atenção e compreesão.

    Léia Lima.

    Comentário por Léia Lima — março 20, 2010 @ 7:27 pm | Responder

  74. Olá!!! Achei bastante interessante o texto e como estou fazendo pós em enfermagem do trabalho, gostaria de receber o teu artigo o seu artifo na íntegra. Desde já agradeço. vera

    Comentário por vera lucia ribeiro da silva — março 20, 2010 @ 8:16 pm | Responder

  75. Gostaria de sua autorização e de um maior conteudo para utilização de vosso trabalho.
    Consciente de poder contar com sua colaboração.
    Grato Valmir

    Comentário por VALMIR DIAS — abril 14, 2010 @ 5:42 pm | Responder

  76. Oi Marcia! estou fazendo um trabaho sobre os riscos ocupacionais na saude
    dos trabalhadores em enfermagem, e achei seu texto muito interessante.
    gostaria q vc me enviasse esse material se possivel.
    Desde de ja agradeço!

    Comentário por GRACE — abril 20, 2010 @ 11:15 pm | Responder

  77. Oi Márcia estou cursando o quinto período de Enfermagem, estou fazendo um trabalho sobre Sáude Ocupacional e gostaria muito que você me enviasse seu artigo.
    Obrigada.

    Comentário por Fabiane — abril 20, 2010 @ 11:45 pm | Responder

  78. Boa noite Márcia,

    Curso o 8º período de Enfermagem, estou fazendo pesquisa bibliográfica para a monografia. li o resumo me interessei. Gostaria de ler seu trabalho na integra, Pois irá ajudar bastante, porque o tema da minha monografia é O Perfil Epidemiológico das doenças ocupacionais do profissional de enfermagem do meu município. E se você estiver mais algum material da área? envie para o e-mail. Grata pela atenção .
    Edna melo

    Comentário por Edna Melo — abril 30, 2010 @ 3:58 am | Responder

  79. Marcia por favor, tenho interesse em ler seu trabalho na integra. Obg, Clarice- Enfermeira do Trabalho, Fpolis SC

    Comentário por Clarice — maio 3, 2010 @ 12:41 pm | Responder

  80. marcia,sou enfermeiro especializado em enfermagem do tabalho e gostei muito do resumo de sua monografia, gostaria que vc me mandasse por email.
    obrigado

    Comentário por LINCOLN LOBUS — maio 26, 2010 @ 2:03 am | Responder

  81. Olá! Achei muito interessante o resumo do seu trabalho e como estou fazendo pós em enfermagem do trabalho, gostaria de recebe-lo na íntegra para me ajudar na minha monografia pois ainda estou um pouco perdida. Desde já agradeço. Bjs

    Comentário por Zenaide — junho 19, 2010 @ 6:14 pm | Responder

  82. Boa noite sou estudande da pos graduação de enfermagem do trabalho e lendo o resumo do seu trabalho sobre riscos ocupacionais mim interessei muito, se possivel ter acesso ao seu trabalho completo fico esperando retorno

    Comentário por lindeilma lima de souza — junho 28, 2010 @ 12:32 am | Responder

  83. Olá, gostaria de receber sua monografia na integra. Obrigada e fico no aguardo.

    Comentário por LYVIA MARIANA KUNTZ RANGEL — julho 20, 2010 @ 9:28 pm | Responder

  84. Olá Márcia…
    Seu trabalho despertou meu interesse e gostaria de poder ve-lo na integra,
    poderia enviar no meu e-maill??

    Atenciosamente;
    Maria Ilda

    Comentário por Maria Ilda — julho 22, 2010 @ 6:35 pm | Responder

  85. Olá Marcia.

    Gostei muito do seu trabalho, seria possivél esta enviando o trabalho para meu e-mail.
    Ficarei muito Grata!!

    Comentário por Elaine — agosto 9, 2010 @ 6:01 pm | Responder

  86. Olá Márcia …

    Gostei muito do seu trabalho sou da area da enfermagem, gostaria de ver na integra poderia me enviar? Um abraço

    E parabéns pelo tema genial!

    Comentário por Cláudia — agosto 10, 2010 @ 12:59 am | Responder

  87. Olá Márcia, estou terminando minha especialização em enfermagem do trabalho, gostaria de ver seu trabalho na integra, pois sei que irá me ajudar muito.
    Você poderia me mandar?
    Um Abraço Nilcélia

    Comentário por nilcélia — agosto 19, 2010 @ 8:40 pm | Responder

  88. Boa tarde,
    Márcia, sou da área da informática e irei desenvolver um tgi agora de um sistema especialista (Inteligência Artificial) que envolve os riscos ocupacionais enfrentados pelas enfermeiras .
    O seu trabalho iria ser muito útil ao meu . Caso pudesse compartilhar comigo peço por gentileza entrar em contato comigo.
    Atenciosamente, Danilo.

    Comentário por Danilo de Andrade — agosto 24, 2010 @ 6:03 pm | Responder

  89. Muito Interessante seu trabalho.
    Gostaria de lê-lo na integra e poder revencia-la na minha monografia de conclusão de especialista em enferamgem do trabalho.obrigado

    Comentário por leiliane — agosto 29, 2010 @ 5:30 pm | Responder

  90. Olá Marcia, gostaria de lê seu trabalho, estou fazendo uma monografia de pós sobre a importancia dos EPI s no ambiente hospitalar.
    Obrigada.

    Comentário por Aurea Cypriano — agosto 30, 2010 @ 12:37 pm | Responder

  91. Olá!
    Gostaria que me enviasse a sua pesquisa. Sou estudante de enfermagem do 8º periodo. Estou fazendo meu tcc sobre doenças ocupacionais que atingem os enfermeiros no ambito hospitalar e tenho certeza que o seu trabalho irá enriquecer muito o meu.
    Desde já agradeço!

    Comentário por MARCIA LAPORAES — setembro 4, 2010 @ 6:27 pm | Responder

  92. Olá, gostaria de ler seu trabalho na íntegra, estou cursando enfermagem do trabalho e preciso de referências para escrever meu TCC…Obrigada!

    Comentário por Luana — setembro 20, 2010 @ 7:42 pm | Responder

  93. olá adorei seu trabalho e tem td a ver sobre o meu TCC, vc poderia me enviar.
    Obrigada

    Comentário por mara nascimento — setembro 23, 2010 @ 1:55 am | Responder

  94. Olá! Sou estudante da faculdade de enfermagem e gostaria de ler o seu trabalho na íntegra para realizar um seminário.
    Grata.

    Comentário por Larissa Bittencourt — setembro 28, 2010 @ 2:06 pm | Responder

  95. Olá…
    Gostaria de ler seu trabalho na íntegra, estou fazendo pós-graduação em Enfermagem do Tabalho e preciso de referências para escrever meu artigo e seu trabalho me interessou muito! Por favor me envie por email.

    Agradeço…

    Cris Almeida

    Comentário por Cris Almeida — outubro 4, 2010 @ 10:31 pm | Responder

  96. fiquei mto interessada em conhecer seu trabalho na íntegra…pode mandá-lo p/ meu email? abreaços!!!

    Comentário por eliane antunes — outubro 19, 2010 @ 8:37 pm | Responder

  97. Olá Marcia td bem, sou enfermeira e gostaria muito de ler seu trabalho na integra me mande por favor….BJ

    Comentário por Kathiuscia camargo — outubro 21, 2010 @ 1:08 am | Responder

  98. Ola Marcia, gostaria de ler seu trabalho, sou Graduada em Enfermagem na Unileste em Minas Gerais, Pos Graduada em Getao em serviços de saude e Pos Graduanda em Enfermagem do Trabalho, estou desenvolvendo minha monografia sobre os riscos ocupacionais enfrentados pelos profissionais de enfermagem no ambiente hospitalar. Aguardo o retorno. Desde já agradeço

    Comentário por Priscilla — novembro 2, 2010 @ 2:34 pm | Responder

  99. Estou fazendo pós de enfermegem do trabalho , gostaria muito de ler seu trabalho.

    Comentário por Maria Gabriela de Souza — novembro 10, 2010 @ 7:06 pm | Responder

  100. ola marcia,sou estudante de enfermagem e estou fazendo minha monografia sobre acidentes de trabalho.se possivel poderia me enviar sua monografia na integra para poder me norte-a um pouco.desde ja grata.
    ana

    Comentário por ana — dezembro 26, 2010 @ 1:48 pm | Responder

  101. ola gostaria de receber seu trabalho na integra pois estou a fazer uma pesquisa para minha monografia em saude do trabalhador. sem mais desde ja agradeço

    Comentário por erica costa — dezembro 28, 2010 @ 2:02 pm | Responder

  102. Oi Marcia,

    Gostaria de parabeniza-la e verificar se é possivel voce me enviar seu trabalho, pois ele me parece bastante interessante e também estou começando a fazer o meu Tcc sobre Enfermagem do Trabalho; o todo material que lemos sobre o assunto contribui para ampliar conhecimentos.

    Obrigada, Vanessa!

    Comentário por Vanessa Schroder — janeiro 18, 2011 @ 5:44 pm | Responder

  103. Olá Márcia! Gostei muito do seu trabalho, seria possivél esta enviando o trabalho para meu e-mail é que estou estou começando a fazer o meu Tcc sobre Enfermagem do Trabalho e o seu trabalho me ajudaria bastante.
    Ficarei muito Grata!!

    Elisama Pascoal

    Comentário por Elisama Pascoal — fevereiro 1, 2011 @ 10:40 pm | Responder

  104. gostaria de receber esse sue trabalho estou fazendo um trabalho iri me ajudar muito, obrigada.

    Comentário por jucelia — fevereiro 19, 2011 @ 1:47 am | Responder

  105. Oi Márcia….
    Gostaria de saber se pode estar me enviando o seu trabalho na íntegra..Estou precisando de materiais para dar inicio no meu Pré-Projeto do meu TCC na Pós Enfermagem do Trabalho. Tenho certeza que seu trabalho irá ajudar muito..
    Aguardarei Respostas..claudiasouenf@yahoo.com.br

    Comentário por Cláudia de Souza — março 2, 2011 @ 1:37 am | Responder

  106. Olá Márcia !!!

    Eu li o resumo de seu trabalho e achei muíto interessante, comeceia minha especialização em enfermagem do trabalho e estou procurando um tema para desenvolver minha monografia. Ao ler o resumo do seu trabalho me interessei pelo tema e gostaria de saber se vvocê pode disponibilizar para mim o trabalho na integra.

    Agradecido, Leandro Rocha!!!

    Comentário por Leandro Rocha Nogueira Soares — março 12, 2011 @ 12:42 pm | Responder

  107. Oi Marcia,

    Sou academica de enfermagem da Uerj e gostaria mt de ler seu trabalho na integra, se puder envia-lo para meu e-mail ficarei mt grata. Caso tenha outro material sobre esse assunto gostaria que me enviasse tbm. Tenho mt interesse nesse assunto.

    Atenciosamente,
    Pricilla

    Comentário por Pricilla — março 13, 2011 @ 11:33 pm | Responder

  108. Olá….
    primeiramente, gostaria de parabeniza pelo trabalho e se for possível, teria como vc me mandar o seu trabalho na íntregra para eu ler. Estou fazer iniciação cientifica e o meu tema é Riscos Ocupacionais na área da saúde. Iria ajudar bastante.
    Desde já fico mto agradecida.

    Comentário por Diane — março 22, 2011 @ 1:49 pm | Responder

  109. Oi Márcia…
    Estou realizando um levantamento bibliográfico na área da saúde do trabalhador, cujo tema é risco ocupacional. Estou cursando uma pós-graduação em Enfermagem do Trabalho e gostaria de saber se poderia ter acesso ao seu estudo para enriquecer ainda mais meu TCC. Desde já agradeço e parabéns!

    Comentário por Carolinne — abril 18, 2011 @ 5:36 pm | Responder

  110. Ola Marcia.
    Gostei muito dos eu trabalho,pelo resumo ja ercebi que fez um otimo trabalho.Se posivel teria como mandar seu trabalho na integra para eu ler?
    pois estou fazendo especializaçao em enferagem do trabalho,e sei que esse trabalho m ajudaria muito.

    Muiot Grata

    Comentário por Thamala Catarine — agosto 3, 2011 @ 6:24 pm | Responder

  111. Oie sou academica do ultimo ano de enfermagem e meu TCC e referente aos riscos ocupacionais
    gostaria muito de ler , será que voce poderia me mandar ele.
    Esse tema é muito novo ainda não tem muitas referencias se tiver algo mais que possa me ajudar…
    Desde ja agradeço!!

    Aline

    Comentário por Aline — agosto 16, 2011 @ 12:01 am | Responder

  112. Oi Marcia,
    Sou enfermeira e estou me especializando em Enfermagem do Trabalho, eu li o resumo do seu trabalho e gostei muito da forma que abordou o tema, gostaria de lê-lo na integra e poder revencia-la na minha monografia de conclusão de especialista em Enfermagem do Trabalho.Obrigada

    Comentário por Cristiany Pietro — agosto 28, 2011 @ 10:06 pm | Responder

  113. Olá Marcia. Parabenizo sua iniciativa de colocar seus dados a vista!!! Adorei o Tema. Gostaria de ler seus trabalho completo na íntegra!!! Grato. Aguardo.

    Comentário por Marcus Vinicius — setembro 3, 2011 @ 5:09 pm | Responder

  114. O seu trabalho é muito interessante gostaria de ler ele completo na íntegra será que vc pode me enviar??

    Comentário por Rejane Kok — outubro 17, 2011 @ 3:56 pm | Responder

  115. Gostaria de ler seu trabalho na íntegra, estou fazendo pós-graduação em Enfermagem do Tabalho e preciso de referências para escrever meu artigo e seu trabalho me interessou muito! Por favor me envie por email.

    Comentário por Fabrícia Pimentel — outubro 25, 2011 @ 1:13 am | Responder

  116. Marcia,

    Gostei do tema do seu trabalho, estou iniciando meu TCC da Pos, gostaria se possível ler seu trabalho.

    Desde já agradeço plea atenção.

    Comentário por Fabrícia Pimentel — outubro 25, 2011 @ 1:16 am | Responder

  117. Olá Márcia! Parabéns pelo trabalho! Estou começando a desenvolver minha monografia e gostaria de ler seu trabalho completo na íntegra! Se for possível lhe agradeço!

    Comentário por Renata Retameiro — novembro 1, 2011 @ 11:20 am | Responder

  118. Olá, Márcia. Eu gostei muito do seu trabalho. Há como você me mandar na íntegra pelo endereço desse email? Obrigado, desde já.

    Comentário por milena — dezembro 4, 2011 @ 1:44 pm | Responder

  119. Oi,Márcia! Sou enfermeira e estou fazendo pós-graduação em Enfermagem do Trabalho! Por favor, se for possível também gostaria de receber seu trabalho na íntegra! Creio que irá acrescentar e muito! Desde já, agradeço! Sara e-mail: sarahrocha@hotmail.com

    Comentário por Sara Rocha — dezembro 8, 2011 @ 8:32 pm | Responder

  120. Parabens pelo tema..parabens pelo trabalho….parabenizo a todos que direta ou indiretamente participaram do trabalho.
    Gostaria de receber o seu trabalho na íntegra.
    Desde já agradeço.

    Comentário por waldere fabri pereira ribeiro — dezembro 17, 2011 @ 12:32 am | Responder

  121. 4.Olá, gostaria de ler seu trabalho na íntegra, estou cursando enfermagem do trabalho e preciso de referências para escrever monografia…seu trabalho tem tudo haver com meu tema…por favor me mande…abraços!!Danielle

    Comentário por Danielle Viana — dezembro 27, 2011 @ 9:19 pm | Responder

  122. oi marcia, sou fabiana, quase concluinte do curso tecnologia em segurança no trabalho, sou tecnica em enfermagem, e minha monografia está baseada em riscos ocupacionais da enfermagem….será que voce poderia me disponibilizar sua monografia, ainda estou precisando muito de ajuda….abraços e feliz ano novo!!!!!!!!!!!!

    Comentário por fabiana — janeiro 3, 2012 @ 12:38 am | Responder

  123. Olá Márcia e Andrea,

    Gostaria de ter acesso ao trabalho de vcs.

    Meu e-mail: julyannemcn@gmail.com

    Desde já agradeço,

    Julyanne

    Comentário por Julyanne Morais — fevereiro 1, 2012 @ 7:30 pm | Responder

  124. Márcia, também me chamo Márcia. Sou enfermeira e docente do Curso Técnico em Enfermagem da
    ETEC de Mongaguá e, gostaria muito de ler seu trabalho na íntegra.
    Ficaria muito grata se me enviasse uma cópia, se for possível…
    Ficarei no aguardo de uma resposta.

    Márcia

    Comentário por MÁRCIA CURY MACHADO — fevereiro 12, 2012 @ 9:28 pm | Responder

  125. Sou enfermeiro e estou me especializando em Enfermagem do Trabalho, eu li o resumo do seu trabalho e gostei muito da forma que abordou o tema, gostaria de lê-lo!

    Comentário por Renan Pereira Rodrigues — março 30, 2012 @ 10:31 pm | Responder

  126. Oi Márcia,estou cursando enfermagem, e já com desenvolvimento no meu projeto de monografia, gostei muito do seu trabalho em relação a parte exposta, mas gostaria de ler seu trabalho completo pois tem grande relação com o meu projeto que é Riscos Ocupacionais com equipe de Enfermagem .
    Obrigada!
    Jaqueline.

    Comentário por jaqueline — maio 13, 2012 @ 7:08 pm | Responder

  127. Márcia, achei muito interessante o seu trabalho.
    Gostaria de saber se você poderia me enviá-lo, pois trabalho em hospital e gostaria de lê-lo na íntegra.
    Obrigada.

    Comentário por Letícia — maio 20, 2012 @ 10:43 pm | Responder

  128. Oi , Marcia é uma atitude muito boa da sua parte compartilhar o seu trabalhado com outras pessoas que precisam. seria possível disponibilizar o seu Trabalho na Íntegra ou enviar para o meu email . Para todos os efeitos muito obrigado e que Deus te abençoe !

    Comentário por marolirj — agosto 17, 2012 @ 2:40 am | Responder

  129. Olá, estou em fase de conclusão de curso em enfermagem do trabalho. Gostaria, se possível, ler seu trabalho, creio que será de grande ajuda.
    Obrigada!
    Linda.

    Comentário por Linda — agosto 17, 2012 @ 4:31 am | Responder

  130. This is a good tip particularly to those new to the blogosphere.
    Short but very precise information… Thank you for sharing this one.
    A must read post!

    Comentário por www.commodealanger.org — junho 21, 2013 @ 11:11 pm | Responder


Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

O tema Rubric. Create a free website or blog at WordPress.com.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

